Maranhão é um dos primeiros na lista de contas rejeitadas no TCU

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, recebeu do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, a relação de gestores públicos, ocupantes de cargos ou funções, que tiveram suas contas rejeitadas pelo TCU por irregularidades durante o exercício na administração pública. A audiência ocorreu no Gabinete da Presidência do TSE.





A ministra informou que caberá à Justiça Eleitoral julgar se as irregularidades verificadas pelo TCU sujeitam seus autores à inelegibilidade. Isso ocorrerá, lembrou a ministra, nos julgamentos de eventuais processos em andamento na Justiça Eleitoral relativos a esses casos. Ela disse que a relação do TCU será encaminhada prontamente aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Dos TREs, a listagem deverá ser enviada ao conhecimento dos juízes eleitorais e está disponível no site do TSE no link Contas Irregulares – TCU.

Ao entregar à ministra Cármen Lúcia a relação em CD com os nomes dos gestores que tiveram contas desaprovadas, o presidente do TCU informou que a lista contém cerca de sete mil nomes. Zymler esclareceu que a listagem traz os nomes de todos os gestores públicos federais, estaduais e municipais que tiveram contas rejeitadas pelo TCU em decisões definitivas, irrecorríveis, nos últimos oito anos.

Na lista os nomes dos gestores maranhenses somam 537 no total. Todos eles estão classificados como inelegíveis nas eleições deste ano. A lista também já foi encaminhada ao TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão), onde também será apreciada pelo Ministério Público Eleitoral.

Entre os políticos maranhenses, incluídos na lista do TCU (Tribunal de Contas da União) estão prefeitos e ex-prefeitos, entre eles: o ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques (PMDB), Reinaldo Calvet (PV), ex-prefeito de Bacabeira, José Vieira Lins (PR), deputado federal e pré-candidato a prefeito de Bacabal, Elizeu Moura (PP) e Carmina Moura (PP), de Pirapemas, Leão Santo Neto (PDT), que é o atual prefeito de Arari, o ex-deputado estadual e pré-candidato a prefeito em Matões, Rubens Pereira (PDT), o ex-deputado Wilson Carvalho (PDT), de Cururupu, além de Sálvio Dino, ex-prefeito e pré-candidato em João Lisboa, Manoel de Sousa, o Nenzim (PV), Jonatas Alves, prefeito cassado em São Francisco do Maranhão, e Mábenes Fonseca, ex-prefeito de Paço do Lumiar.