FNDC prepara lançamento da campanha em defesa da liberdade de expressão

Conforme deliberado no seminário realizado em maio deste ano, o FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação) começa a organizar o lançamento da Campanha Nacional pela Liberdade de Expressão nas Redes e nas Ruas. A campanha, cujo foco é a luta por um novo marco regulatório das comunicações no Brasil, será lançada no dia 27 de agosto – dia em que o Código Brasileiro de Telecomunicações (CBT) completa 50 anos.
Diversas entidades fazem parte da coordenação nacional da campanha, entre elas a Fitert, e já foram criados três grupos de trabalho específicos para articular a campanha: um GT de formulação ( encarregado de realizar consultas públicas e selecionar textos para debate) um GT de comunicação (cuja tarefa é a de cuidar dos materiais e pensar estratégias de comunicação) e um GT de mobilização (que será responsável por articular atividades locais e nacionais). Os interessados em participar de algum dos GTs devem enviar email para <secretaria@fndc.org.br>.
Para o lançamento da campanha estão previstas atividades estaduais e locais descentralizadas e uma atividade central via web. O FNDC sugere como atividades locais por Estado ou cidade iniciativas que envolvam criatividade e ousadia. Panfletagens unificadas, atos de rua que utilizem performances com música, poesia ou teatro, debates em espaços públicos, enterro do CBT, ocupações de praças estão entre as sugestões.
Para aquecer a mobilização, o FNDC incentiva os Estados a realizarem atividades preparatórias para o lançamento da campanha. Já estão confirmadas as seguintes ações:

Vitória (ES): 26 de julho, 19h, seminário ‘Qual o seu papel na democratização da mídia’, no auditório do Centro de Artes da UFES.
Belém (PA):
2 de agosto, 18h, reunião de reorganização do fórum local pela democratização da comunicação, no Sindicato dos Urbanitários do Pará.
São Paulo (SP):
13 de agosto, 19h30, reunião da Frente Estadual pela Democratização da Comunicação (FRENTEX-SP) no Sindicato dos Jornalistas.