Vacinação contra raiva é antecipada em São Luís

24-07-2012

O polo Itaqui Bacanga vai ser alvo de campanha de vacinação antirrábica, prevista para este sábado. A meta é vacinar até oito mil cães e gatos na localidade. A antecipação será realizada como prevenção a casos de Raiva, a exemplo dos casos detectados em junho, na Vila Embratel e este mês, no Tibirizinho. O diretor do Centro de Controle de Zoonoses, José Veloso informa que, as duas áreas estavam inclusas nas campanhas de janeiro e no atendimento realizado pelo projeto Cidadania para Todos - da Prefeitura.

"Nesse caso do Tibirizinho a pessoa procurou atendimento após 60 dias da agressão. Também não se confirmou se o animal que agrediu era da área, mas, para impedir novos casos, fizemos recolhimento", disse Veloso. A atividade resultou na coleta de 60 animais de rua em duas semanas.

Além da campanha antecipada, os animais podem ser vacinados no Centro de Controle de Zoonose (CCZ) da Uema e nos Centros de Saúde da Santa Bárbara, Itapera, Vila Esperança, Anjo da Guarda, São Bernardo, Tibiri, Maracanã, Turu, Estiva, no Socorrinho do Cohatrac e mais 11 posto espalhados na capital. A vacina é gratuita e todo animal, a partir do terceiro mês de vida, deve ser imunizado contra a Raiva. O diretor do CCZ destaca que o fator contribuinte para o aumento no número de casos foi a não realização de campanha contra a Raiva em 2010, devido recolhimento da vacina pelo Ministério da Saúde, pois esta apresentou problemas.


Duas mortes em junho

Maria Gerlândia Marins, de 36 anos, moradora da Vila Embratel e Luís Carlos Araújo Barbosa, de 23 anos, morador do Tibirizinho morreram vítimas de Raiva, segundo confirmou laudo do Instituto Pasteur, de São Paulo; e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Este ano, foram registrados 13 casos de raiva canina na capital. Neste ano, a primeira etapa de vacinação contra a raiva realizada pelo CCZ em cães e gatos começou em janeiro, no distrito do Tirirical. Foram vacinados 46 mil animais em cinco dos sete distritos, com prioridade para as áreas com foco da doença.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem