O Imparcial
Caema se prepara para a instalação de novos hidrômetros nas residências. Assim será possível fazer uma cobrança mais justa ao cliente, que pagará exatamente o que foi consumido
Atualmente, em boa parte dos domicílios da cidade, a medição de consumo é feita tomando por base a área construída do imóvel, conforme orientação do Ministério da Saúde. Contudo, isso pode levar a uma cobrança que não condiz com o verdadeiro consumo.
Para o assessor técnico da Diretoria de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, engenheiro Raimundo Almeida, a partir da instalação do hidrômetro será possível fazer uma cobrança mais justa ao cliente, pois ele pagará exatamente pela água que for consumida.
Meta
Os equipamentos usados em pitometria e macromedidores serão instalados nos sistemas produtores Italuís, Sacavém e Paciência. As estações pitométricas obtidas serão instaladas nas adutoras para fazer um levantamento de vazões em novos sistemas. Já os monômetros farão as medições em bombas, adutoras e redes de distribuição. “A macromedição é indispensável para o controle e o gerenciamento das perdas de água nos sistemas de abastecimento. Os equipamentos têm como objetivo a obtenção de números mais exatos na produção de água e dosagem dos produtos químicos nas estações de tratamento água, operacionalizando melhor os sistemas de abastecimento”, disse o coordenador de Macromedição e Pitometria da Companhia, engenheiro Alessandro Pinheiro.
Ele destacou também que esses equipamentos, associados a outros já existentes na empresa, servem para uma melhor avaliação de todo o sistema de abastecimento de água, trazendo melhorias na distribuição e controle de perdas nos sistemas, gerando economia para a Companhia, com o melhor uso da energia elétrica, dosagem de produtos químicos e outros.
0 Comentários