Pirapemas e mais 14 municipios receberão cisternas da codevasf

Publicação 04-06-2013

Do Jornal Pequeno

De acordo com o superintendente da Codevasf no Maranhão, João Batista Martins, a importância dos reservatórios para os beneficiados é muito grande, pois são pessoas que vivem em comunidades isoladas, distantes de áreas urbanas e em condições críticas de abastecimento de água durante as temporadas de seca. “O principal objetivo do Programa Água para Todos é universalizar o acesso à água entre a população rural. Daí a necessidade de atendermos com bastante atenção a essas pessoas, com foco não apenas no cumprimento de metas, mas também no acompanhamento dos resultados gerados, que é justamente levar uma melhoria de vida a essa parcela da população que atravessa longos períodos de estiagem”, comentou o superintendente da Codevasf.

O abastecimento das cisternas ocorre durante os períodos chuvosos, quando a água é aparada no telhado da residência onde vive a família beneficiada e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior das cisternas.

No Maranhão, o programa está sendo instalado nos municípios de Alto Alegre, Anajatuba, Arari, Cantanhede, Capinzal do Norte, Codó, Coroatá, Matões do Norte, Miranda do Norte, Peritoró, Pirapemas, São João do Sóter, São Mateus, Viana e Vitória do Mearim.

O secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, explicou que na segunda etapa do Programa Água para Todos está prevista a instalação, pela Sagrima, de 75 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, e mais 100 que serão instalados pela Codevasf. “Os sistemas são um conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água de uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviços públicos, produção de alimentos e outros”, explicou Cláudio Azevedo.

Canais de Interlocução

O programa Água para Todos possui uma série de canais de interlocução com a sociedade para esclarecer dúvidas e encaminhar sugestões e queixas. Além de dar suporte aos beneficiários diretos das ações, estes canais fornecem informações sobre os critérios usados para o direcionamento das atividades e permite que eventuais denúncias sejam registradas. “É importante que as comunidades participem deste processo que busca facilitar o acesso à água em áreas de escassez. Ter clareza sobre como a água é armazenada, como deve ser tratada, porque determinadas famílias recebem as cisternas de abastecimento e outras não recebem, quais são os requisitos essenciais para ser beneficiado e qual é a autoridade mais próxima habilitada a encaminhar soluções são orientações fundamentais para o sucesso do Água para Todos”, aponta Carlos Hermínio de Oliveira, coordenador do programa na Codevasf.

As famílias beneficiadas com as cisternas de consumo instaladas pela Codevasf dispõem de uma linha de atendimento gratuito para o esclarecimento de dúvidas. O telefone 0800-0816060, mantido pela Acqualimp, empresa que fabrica os reservatórios, atende de segunda a sexta-feiras, das 8h às 17h. Informações sobre características do equipamento e cuidados para conservação e limpeza, por exemplo, podem ser obtidas por este número.


Paralelamente, o Ministério da Integração Nacional (MI), instituição que coordena o Água para Todos, mantém uma Ouvidoria para esclarecer dúvidas, registrar reclamações e fornecer informações sobre o trabalho da instituição. O número 0800-610021 atende de segunda a sexta-feiras, das 8h às 17h30. Quem preferir pode enviar mensagem para o e-mail ouvidoria.mi@integracao.gov.br

http://jornalpequeno.com.br/2013/06/04/agua-para-todos-ja-concluiu-mais-de-80-da-primeira-etapa-de-instalacao-de-cisternas-no-ma/