PM admite que assalto a ônibus cresceu 30%

Publicação 07-11-2013

MATERIA DO IDIFUSORA.COM

O comandante do policiamento metropolitano da Polícia Militar, coronel João Nepomuceno, disse que houve uma redução no índice de criminalidade praticado dentro dos coletivos urbanos de São Luís. O percentual é de 47% se comparado o mês de outubro do ano passado com 2013, “mas ainda não estamos satisfeitos com esses números”, garantiu.


Nepomuceno apresentou há pouco as estatísticas em entrevista ao programa Manhã Difusora, da Rádio Difusora AM 680. De acordo com o militar, no entanto, houve um crescimento de 30% no índice geral nos últimos 12 meses.

Embora tenha ocorrido mais assaltos a coletivos neste período, o coronel garante que as operações Sossego e Catraca freou as ações dos bandidos especialmente a partir do mês de julho deste ano. Em setembro, segundo o relatório fornecido pelo Ciops, teria havia uma queda de 21% se comparado com o mesmo mês de 2012.

“As operações policiais produziram resultados”, disse. Em um anto teriam ocorrido 366 mil abordagens em pessoas, 20,5 mil somente em ônibus. Foram apreendidas 358 armas de fogo, 5,3 mil armas brancas e apreendidas drogas de espécies diferentes.

Os dados da Polícia Militar não fecham com as informações fornecidas pelo Sindicato dos Rodoviários. Somente neste mês, de acordo com a categoria, teriam ocorrido cerca de 600 assaltos. “O que posse dizer desta diferença é que muitas dessas ocorrências provavelmente não foram registradas, porque não foram feitos os boletins de ocorrências nas delegacias”, justificou Nepomuceno.