A repercussão internacional da crise em Pedrinhas

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014


A rede de TV CNN noticiou a divulgação do vídeo que mostra presos decapitados no Maranhão

O vídeo que mostra três presos decapitados no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, foi noticiado pela imprensa internacional. As imagens foram divulgadas nesta terça-feira (7) pelo jornal "Folha de S.Paulo".

Reprodução
A rede de TV americana CNN classificou as cenas como horríveis, "mesmo em uma país que convive com a violência". Segundo a reportagem, por trás do incidente da decapitação está uma "uma infinidade de problemas no sistema penal brasileiro que criam um ambiente onde algo assim pode acontecer".
O vídeo foi gravado por detentos da unidade prisional em 17 de dezembro e divulgado pelo Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão.

ReproduçãoO jornal argentino "Clarín" se referiu ao vídeo como "brutal". De acordo com o periódico, a divulgação das imagens "causou uma forte polêmica no Brasil pelo caos que se encontra o sistema carcerário que permite esse tipo de situação".

O jornal inglês "Daily Mail" definiu o vídeo como "chocante" e "horrível" a ponto de não poder ser veiculado. O periódico, no entanto, publicou em sua versão na internet quatro imagens extraídas do vídeo.

A reportagem do "Daily Mail" lembra que o Brasil será a sede da próxima Copa do Mundo e que o Maranhão é relativamente próximo a Fortaleza, uma das cidades que vai sediar jogos da competição.

Texto do UOL.