POLÍCIA MARANHENSE: A MOTIVAÇÃO É APENAS UMA PLACA NA PAREDE DO CIOPS

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014




No final de novembro passado estive no CIOPS atendendo um convite de mim mesmo, pois dentro do imaginário coletivo policial, pensa-se que aqueles que trabalham no CIOPS estão tranquilos, de bem com a vida, lá dolce vita! E que o inferno muitas vezes vividos na profissão, passa a milhas de lá, uma grande ilusão. 

Os policiais civis que lá trabalham, e hoje são poucos, pois a terceirização e precarização é uma realidade naquele centro, não possuem funções gratificadas e não recebem o adicional de insalubridade, na totalidade daqueles que são plantonistas, ou seja, quem de fato são afetados. Como no CIOPS trabalham Bombeiros e Militares(PM), falo aqui sobre os Policiais Civis, embora saiba, que a situação deles é tão difícil quanto a dos Policiais Civis plantonistas. 

E são por sua vez, tratados como policiais inferiores, de quinta pra frente, querem um exemplo: os policiais da força nacional, que são pagos através de diárias de forma quinzenal e com recursos da União, recebem o salário correspondente a sua patente e de acordo com a sua origem (estado), o que é justo; aqui ficam abrigados em dependências do estádio castelão, e fazem as suas refeições no próprio restaurante da Secretaria de Segurança pública, café, almoço e jantar, todos os dias. 

No inicio de novembro que findou, Policiais Militares que trabalham no CIOPS, e que naquela oportunidade juntamente com os Bombeiros e Civis voltaram a fazer as refeições no restaurante, lembrando que só o utilizam após o termino do atendimento da força nacional, primeiro eles, o resto vem depois, passou por um constrangimento quando foi pegar uma singela sobremesa e de pronto foi advertido pela funcionaria: sobremesa, só pra força nacional. Observem, que os policiais estaduais se alimentam do que sobrou dos outros, que pela forma como são tratados, é como se fossem seres superiores, mas, não os culpo, ao contrario, o verdadeiro culpado por essa magnânima descriminação é o Secretario de Segurança Publica do Maranhão, que usa de tudo que é possível ser utilizado para a cada momento infortunar a vida profissional do trabalhador policial. 

Virou o ano e tudo ficou como antes, como sei que um pé de caju não nasce melão e vice versa, agora os policiais do CIOPS estão se alimentando de bandeco no jantar, que vem do restaurante, que estratégica e ironicamente fica há cerca de 20 metros do CIOPS, estando aberto nesse turno, pois serve o jantar da força nacional. Nada contra os policiais da força que se alimentam lá e devem continuar, afinal, não é fácil ser policial no Brasil, mas, a pergunta que não quer calar, é o porquê que os policiais lotados no CIOPS não podem jantar no mesmo local? Nossos policiais tem como motivação apenas uma placa afixada dentro do Centro nervoso do que é integrado, e não reflete em nada a realidade, uma grande e instigante mentira, tento sinceramente e acreditem, encontrar um único ato realizado pelo gestor da pasta que possa ser reconhecido em favor do policial civil, e não consigo encontrar, nem rastro, nem um sinal, o mínimo do mínimo do mínimo que seja, nada.

O que identifico, são pessoas incautas reféns de um marketing habilmente articulado para anestesiar e divertir nesse palco de ilusões, e esse arcabouço é antigo e destrutivo na origem, no meio e no fim.

Amon Jessen
Investigador de Polícia
Presidente da ASPCEMA