MAIS UM: Preso é encontrado morto em unidade prisional do Maranhão


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

De acordo com informações da Superintendência de Polícia do Interior, o preso foi encontrado enforcado e teria cometido suicídio. Ele não  teve o nome divulgado, e estava custodiado em uma unidade prisional no município de Rosário. 
IMAGEM ILUSTRATIVA

Agora já seis o número de mortes no sistema prisional do Maranhão. As outras  cinco foram registradas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, em Balsas e em Santa Inês.

O homem foi preso após roubar uma bicicleta no município. Ele permaneceu sozinho em uma cela, o que reforça, segundo a polícia, a suspeita de suicídio.

O corpo foi trazido para São Luís e permanece no Instituto Médico Legal.

No ano passado, 60 detentos foram mortos no Maranhão, cujos presídios abrigavam 4.663. Ou seja, a taxa de homicídios por 100 mil presos nos cárceres maranhenses chega a 1.286,7. Em todo o Estado, o índice, em 2012, foi de 21,7 mortos para cada 100 mil habitantes, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Em outros Estados, o índice de assassinatos dentro dos cárceres costuma ser equivalente à taxa das ruas. Em São Paulo, por exemplo, ocorreram, no ano passado, 22 mortes dentro das prisões. O total de detentos do Estado chega a 210.677. Ou seja: o índice foi de 10,4 mortes por 100 mil presos — muito semelhante à taxa de 11,5 assassinatos para cada 100 mil habitantes registrada no Estado todo.

com informações do R7