São Luis :Prefeitura revitaliza iluminação pública do Rio das Bicas


A Prefeitura de São Luís concluiu a primeira etapa dos serviços de revitalização da iluminação pública do Rio das Bicas. Na área da praça até a ponte foram instaladas 100 novas luminárias, de vapor metálico (que emite luz branca), cada uma com 250 watts potência, permitindo maior e melhor luminosidade da área que, diariamente, concentra grande número de pessoas no período da noite realizando caminhadas e demais atividades esportivas.


A nova iluminação proporciona aos usuários da área de lazer e à comunidade que mora no entorno maior segurança, além de melhor visibilidade durante a noite. A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“Além de demonstrar o carinho que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem pela cidade, o novo projeto de iluminação do Rio das Bicas oferece segurança e conforto a quem desfruta daquela área de lazer ”, disse o titular da Semosp, Antônio Araújo Costa.

A área também conta com postes metálicos que compõem o cenário harmonioso do Rio das Bicas. Nesta etapa, foram recolocados 73 novas unidades, de sete metros de altura, refeitas de forma mais resistente, evitando ação corrosiva de ferrugem e de vandalismo, devido ao dispositivo antifurto.

Esta é a segunda vez que os postes metálicos da Praça do Rio das Bicas foram retirados e recolocados desde sua criação, em 2004. Os equipamentos são alvos de vândalos que danificam a estrutura para a retirada dos fios de cobre que alimentam a iluminação, com o destino da comercialização ilegal.

“Este novo projeto desenvolveu um novo conceito de iluminação voltada para praças, onde a pessoa que está realizando atividade física sente-se mais confortável e em segurança. Ao contrário do projeto anterior que iluminava, apenas, as copas das árvores”, explicou o superintendente de Iluminação Pública da Semosp, Wilkson Martins.
A próxima etapa de ações contemplará toda extensão do Rio das Bicas até a entrada para o bairro Parque Pindorama. O projeto segue elaboração.