sexta-feira, 9 de maio de 2014
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, destacou que o sistema de avaliação vai fortalecer a política de educação de São Luís e garantir a implementação de metas do Plano Municipal de Educação. “Com a implantação desse sistema, São Luís se insere no grupo dos sistemas de ensino que, mesmo utilizando dados e indicadores nacionais, conseguem obter dados mais específicos, identificando onde e em que medida os problemas ocorrem”, explicou o titular da Semed. A iniciativa segue a diretriz do prefeito Edivaldo de assegurar as condições estruturantes para o exercício do direito à educação.
O Sistema de Avaliação deverá gerar três indicadores diferenciados. O primeiro é o indicador de rendimento escolar, obtido a partir do desempenho dos estudantes nas avaliações rotineiras realizadas na escola. Haverá ainda o indicador de proficiência, obtido através de uma avaliação em larga escala realizada pela Semed com os estudantes e da análise de números disponibilizados pelo governo federal. O terceiro indicador, por sua vez, é a avaliação da gestão, tanto da escola quanto da secretaria. A intenção é que esses três indicadores, juntos, expressem a qualidade social da educação de São Luís.
ANÁLISE
O coordenador do núcleo de avaliação da Semed, Alex Corrêa, apresentou o sistema e destacou as vantagens. “Com as medidas, esperamos aferir a aprendizagem dos alunos e de aspectos da gestão escolar, possibilitando a revisão contínua da nossa prática pedagógica”, explicou Alex.
Durante a solenidade, o doutor em Educação José Eustáquio Romão proferiu uma palestra, destacando importância dos programas que partem dos estados e municípios. “Tenho acompanhado com muito entusiasmo e muita atenção as iniciativas em educação que partem dos estados e municípios, porque elas é que são importantes. O papel das instituições federais deve ser consolidar o que vem dos estados e municípios”, disse ele.