sábado, 10 de maio de 2014
A Prefeitura de São Luís realizou ontem (9), na Praça Deodoro, o Dia D de mobilização contra a dengue. A programação foi coordenada pela Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Semus). De acordo com o coordenador do Programa de Combate à Dengue da Semus, Pedro Tavares, a mobilização é fundamental para a conscientização sobre os riscos da doença.
“Estamos realizando um trabalho que vai além da conscientização, nós damos aqui um alerta sobre os riscos da dengue e as formas de prevenção da doença”, frisou Pedro Tavares. Ele lembrou que a prevenção segue a orientação do prefeito Edivaldo para melhoria da qualidade de vida da população e para evitar a proliferação de doenças.
Durante a ação desta sexta-feira, foram mobilizados 330 agentes de saúde que distribuíram materiais informativos e tiraram dúvidas da população. Os profissionais reforçaram as atitudes que devem ser tomadas para a prevenção, identificação dos sintomas e tratamentos da doença.
Para auxiliar no trabalho de conscientização na luta contra a dengue, foram disponibilizados dois microscópios para a observação do desenvolvimento do mosquito e amostras de larvas. A dona de casa Francisca da Silva ficou impressionada com a experiência através do microscópio. “Nunca imaginei que o mosquito se proliferasse tão rápido, agora vejo a importância de manter as nossas casas, banheiros e quintais limpos e sem água parada”, afirmou.
Além das ações de combate à dengue, as equipes da Semus também disponibilizaram os serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e imunização contra a gripe Influenza, H1N1