O turismo do Maranhão é de todos nós.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014


*Prof. Msc. Paulo Montanha

Diante do cenário de mudança que está surgindo na politica e no governo do Maranhão, é necessário colocarmos em discussão a necessidade de mudança na politica do turismo do estado, respeitando, é claro, a opinião dos conservadores e dos revolucionários. Também, de forma consensual, chegarmos a um entendimento e elaborarmos propostas e ações que contribuam com o avanço do turismo. Nosso governador eleito, assumirá o governo com uma “bagagem” a mais no currículo: Foi o responsável pela promoção do Brasil no exterior e vivenciou a realidade do turismo no Brasil e no Mundo. Essa experiência o dará oportunidade de entender melhor os anseios dos empresários, acadêmicos e profissionais do setor do turismo em nosso estado. A expectativa é que, assim como foi aberto o dialogo pelo território maranhense, será aberto o diálogo com o “trade turístico”, momentos que serão ouvidos os anseios e as demandas desse segmento tão penalizado nos últimos anos em nosso estado.



Peço licença ao futuro governador, para expor minhas humildes sugestões e ideias objetivando contribuir com sua gestão. Entendemos que com a implementação das sugestões abaixo citadas, podemos gerar resultados que traduzem a vontade do “trade turístico” maranhense, que há tempos clama por uma real mudança no turismo:

Transporte Aéreo: implantar a politica de gestão para o transporte aéreo no Estado, criando um Departamento de Aviação Civil, para controle e organização desse segmento. Hoje possuímos apenas 02 aeroportos e 01 pista homologada. Isso inviabiliza qualquer avanço do turismo; Retornar os voos “chartes” e captar voos regulares nacionais e internacionais. Atualmente, o Governo Federal possui um programa de incentivo que busca viabilizar o aumento de voos (“chartes”, nacionais e regionais), aeroportos e aeródromos. Em 2015, este programa se intensificará, possibilitando ao Maranhão se credenciar para captar esses benefícios. Estes irão gerar o aumento de investimentos da iniciativa privada para aquisição de novos equipamentos (aeronaves, pontos de abastecimentos, “catering”, oficinas de manutenção e vendas de peças e equipamentos; Criar incentivos fiscais (redução de ICMS) e combustíveis para atrair novas companhias regionais a operar voos nacionais e regionais. Como já ocorre nos estados do Ceará e Piauí , dentre outros.



Transporte terrestre (rodoviário): implantar uma politica de gestão para o transporte rodoviário, aplicando os estudos e projetos para regulamentação do transporte terrestre no Maranhão. Estes estudos, foram elaborados durante o governo Jackson e,  “esquecidos” no atual governo. O objetivo principal, é regulamentar e organizar todo o sistema de transporte rodoviário no Maranhão, inclusive dando atenção ao sistema de transportes de vans (alternativos) e rotas intermunicipais; Concluir com recursos do Governo Federal, a BR-402, que ligará os municípios de Barreirinhas, Araioses, Parnaíba, Camocim e Jericoacoara (Rota das Emoções), facilitando o acesso à região dos Lençóis Maranhenses.



Transporte marítimo e aquaviário: Implantar uma politica de gestão do transporte marítimo e fluvial no estado, melhorando o transporte de passageiros e cargas nos mares e rios maranhenses. Hoje, temos embarcações seguras que fazem o transporte de passageiros de São Luís à Alcântara em 15 minutos. Porém, não são utilizadas, devido a falta de regulamentação do setor no estado.



Parceria com Municípios (Polos turísticos): incentivar e auxiliar as prefeituras maranhenses a criarem as Secretarias, Conselhos e Fundos de Turismo Municipais. Visitar com frequência os munícipios que compõem os polos de turismo para integrá-los nas ações, projetos e programas de turismo propostos pelos governos estadual e federal.



Parceria Público & Privado: incentivar a formalização do mercado informal do turismo (empreendedores individuais e micro empresas), gerando receita para o estado e qualificação da mão-de-obra; Melhorar a relação e a integração com as entidades de classe do turismo para que as mesmas andem de mãos dadas e contribuam com os programas e projetos de turismo do estado e possam caminhar com suas “próprias pernas”; Estimular a participação dos empresários de turismo maranhenses nos eventos nacionais e internacionais, onde possam oferecer um produto turístico formatado, com os melhores preços e qualidade, em condições reais de conquistar o consumidor final (turista).



Turismo Integrado: integrar o máximo as ações, programas e projetos de turismo do estado com as secretarias estaduais e municipais, especialmente com as de cultura, esporte e comunicação, entidades de classe, turismólogos, empresários, academia e imprensa especializada. Fortalecer a parceria já iniciada com o Piauí, Ceará (Rota das Emoções) e com o Tocantins e Pará.



Turismo de Eventos:  criar condições de competitividade objetivando que o Maranhão possa concorrer e conquistar (captar) eventos de médio e grande porte, nacionais e internacionais, em segmentos diversificados, principalmente no período de baixa estação, equilibrando dessa forma a sazonalidade existente no mercado turístico maranhense, dando o devido valor a nossos espaços e equipamentos como o Centro de Convenções de São Luís e Imperatriz e salões e auditórios privados, preparados para receber grande público, buscando que o Maranhão se consolide na rota dos grandes eventos nacionais e internacionais; Estabelecer a ordem pública no Centro Histórico, intensificado a segurança e organizando o comércio e o transito dos visitantes, além de investir numa programação que possa atrair e valorizar aquele espaço.



 Promoção, divulgação e comercialização do Turismo: realizar, permanentemente, a divulgação e promoção das potencialidades (atrativos) do turismo do Maranhão utilizando a “poderosa ferramenta”: as redes sociais e as mídias e veículos tradicionais (rádio, televisão jornais, revistas, vídeos, internet); Retomar parcerias com as maiores operadoras nacionais e internacionais, colocando o produto MARANHÃO nas prateleiras e vitrines de mais de 100.000 (cem mil) lojas no Brasil e no Mundo; Criar campanhas publicitárias em conjunto com a Secretaria de Comunicação para melhorar a imagem do Maranhão, perante a opinião pública que foi “manchada” pelos grandes escândalos, tragédias e noticias negativas publicadas pela imprensa nacional e internacional nos últimos anos. Essa ação, contribuirá para melhorar a autoestima de 6.794.301 maranhenses, transformando-os nos principais defensores e propagadores das belezas do Maranhão; Intensificar os acordos com os governos do Piauí e do Ceará para desenvolver em conjunto a promoção e a infraestrutura de turismo na região que abrange Jericoacoara, Camocim, Parnaíba, Araioses, até Barreirinhas.; Retomar o intercambio, outrora realizado, com a Guiana Francesa, com Portugal e com o Chile, além de promover o Maranhão no Estado de São Paulo (capital e interior), por ser considerado o maior emissor de turistas do Brasil.



Captação de recurso: intensificar as ações do setor de elaboração de projetos da Secretaria de Turismo do Maranhão para captar o maior volume de recursos possíveis e prestar auxílio aos municípios, para que possam aumentar o volume de seus recursos que atendam suas demandas. Acreditamos que fortalecendo os municípios, estaremos contribuído com o crescimento do turismo em nosso estado e dando autonomia aos gestores municipais para que desenvolvam o turismo dentro de suas próprias realidades.



Em outra oportunidade, estarei fazendo mais sugestões que possam contribuir com o desenvolvimento turístico de nosso estado. Reforço, também, a minha crença por um turismo do Maranhão de todos nós. DEUS ilumine e conduza nossos gestores ao caminho do sucesso e da prosperidade.



* Prof. Msc. Paulo Montanha é graduado, especialista e mestre em turismo, graduando em hotelaria, consultor, empresário, professor lato e stricto sensu e Presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Maranhão e Diretor da Federação Nacional de Turismo.  
CONTATO: paulomontanha1@hotmail.com


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