Cera no ouvido protege contra as bactérias e infecções auditivas



Convidamos a consultora e pediatra Ana Escobar e a otorrinolaringologista Tanit Sanchez para explicar o que fazer nessas horas.

Associamos a cera de ouvido à sujeira, por isso queremos sempre limpar, tirar o excesso. Entretanto, a cera faz o papel de proteção dos nossos ouvidos.

Ela tem a função de evitar a adesão de bactérias e prevenir a infecção auditiva. Devemos tirar somente o excesso de cera, com ajuda de uma toalha úmida ou lenço umedecido. Cuidado com as hastes flexíveis, pois elas empurram a cera para dentro.

Labirintite

A labirintite é uma doença que afeta o labirinto, região interna do ouvido. Ninguém morre de labirintite, mas a queda, principalmente em idosos, pode ter um impacto devastador na vida da pessoa. Também é preciso saber diferenciar a labirintite da tontura. A tontura é uma ilusão de movimento, ou seja, sensação de que nós ou o ambiente estamos movimento, sem estarmos.


Segundo Ana Escobar, na hora da crise a pessoa deve sentar ou deitar no chão, ou se recostar em alguma parede e esperar passar. Nada de ler ou olhar o celular. Evite também a luminosidade e não dirija.
/Bem Estar

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem