Servidores da Ebserh realizam paralisação no Hospital Universitário

Na manhã desta terça-feira (05), por volta das 7h, servidores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) iniciaram uma paralisação nacional. Os servidores públicos reclamam do não cumprimento do acordo de subsídio por parte do Governo Federal. Em São Luís, o protesto considerado pacífico ocorre no pátio do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais, Raimundo Pereira, esse ato é pacífico e ocorre em todos hospitais da Rede Ebserh. “Estamos com um acordo acumulado desde 2017, até agora não foi cumprido e estamos aqui fazendo uma pressão para tentar abrir um acordo com o Governo Federal”, explicou.

Para a paralisação ocorrer de forma regular, houve uma plenária entre representantes da confederação. “Tiramos um encaminhamento para realizar a greve, estamos com os companheiros pedindo a compressão da população, pois o problema não é nosso, é do governo que não cumpre com um acordo coletivo, que é lei e a Ebserh tem direito”, finalizou o presidente do sindicado dos servidores públicos.


Para a paralisação, a direção do Hospital Universitário aprovou que um determinado número de servidores atuasse, sendo 70% dos servidores na Unidade de Terapia Intensiva e Centro Obstétrico, 50% na enfermaria, 30% nos demais setores e 100% no administrativo. Com a greve, houve cancelamento de procedimentos eletivos em centro cirúrgico e cancelamentos de consultas.

Texto de Aline Cantanhêde do MA10

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem