Os números de queimadas aumentaram em Balsas nos últimos dias, muitas vezes são ações criminosas que causam esse aumento na temperatura e também prejuízos ao meio ambiente que ameaçam a saúde da população.
A nuvem de fumaça preta que acaba se espalhando para BR-230, chegando mais perto a constatação de um crime ambiental uma montanha de pneus velhos sendo queimada ao relento.
Por lei esse tipo de material derivado do petróleo é bastante tóxico e deve ser reciclado, o pior é que foi colocado às 4 horas da tarde e muito perto da borracharia onde os caminhões costumam estacionar, focos de incêndio são comuns em toda a região sul do estado e muitos deles as margens das rodovias a vegetação seca por causa da estiagem e o vento faz as chamas se propagarem rapidamente.
O corpo de bombeiros de Balsas recebe em média 15 chamadas por dia para apagar queimadas descontroladas e orienta a população a tomar cuidado com o uso do fogo nessa época do ano. “Nós pedimos a população em geral que não toque fogo em lixo, a vegetação que estiver próximo da residência deve ser derrubada e se você for fazer a queimada fazendo no horário propício que é das 6 horas às 7 horas da manhã e das 17 horas às 18 horas da noite e uma queima controlada. ” Disse o Comd. do Corpo de Bombeiros
O período chuvoso no Sul do Maranhão só deve começar lá para segunda quinzena do mês de outubro isso significa que a região ainda terá 2 meses de tempo seco e altas temperaturas, condições que fazem aumentar o risco de queimada. De janeiro até agora já foram identificados cerca de 2900 focos de incêndio no Maranhão segundo Instituto Nacional de Pesquisas espaciais, mais de 300 só no município de Balsas. O Maranhão ocupa a terceira posição no ranking dos Estados com maior número de queimadas este ano.
TEXTO E FOTO http://www.diariodebalsas.com.br
Postar um comentário