Prefeitura entrega Centro de Parto Humanizado Nazira Assub, na zona rural
Local passou por ampla reforma e agora conta com salas parto natural, humanizado, com assistência de profissionais capacitados e equipamentos modernos; uma das salas oferece uma piscina para parto na água
O prefeito Edivaldo Holanda Junior entregou à comunidade um importante e inovador equipamento da rede de saúde municipal, o Centro de Parto Humanizado Nazira Assub, localizado no bairro Estiva, zona rural de São Luís. A antiga maternidade foi totalmente reformada e readequada para oferecer às mães da região todos os serviços necessários para um bom atendimento, com salas especialmente adaptadas para realizar o parto natural, humanizado, com toda a assistência de profissionais capacitados e equipamentos modernos.
“Esta é uma obra muito importante para a zona rural, assim como outras ações da nossa gestão que têm beneficiado a região. Especialmente neste momento queremos demonstrar a nossa gratidão a todos os profissionais e técnicos da saúde, que têm se dedicado com afinco na missão que lhes foi dada, entregando mais este equipamento que vai promover um bom atendimento, humanizado, com todo o conforto e dignidade que as mamães merecem, com uma equipe capacitada, que acredita no trabalho que estão realizando nesta unidade”, enfatizou o prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama Camila Holanda.
Presente à solenidade as secretárias Natália Mandarino e Andréia Lauande, respectivamente, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Criança e Assistência Social (Semcas), além do secretário municipal de Governo (Semgov), Pablo Rebouças, bem como a diretora do Centro Nazira Assub, Ananda Garcez.
O Centro de Parto Humanizado Nazira Assub, entre outros serviços, está equipado com três quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), isto é, onde a parturiente recebe atenção integral em todo o processo. Uma das salas PPP, inclusive, possui piscina para parto na água. Todas as salas têm ambiente climatizado e berçários ao lado da cama hospitalar. Além disso, há cinco leitos de enfermaria, com móveis e equipamentos novos (camas hospitalares, cômodas e poltronas).
Em pleno funcionamento, é uma unidade para oferecer diversos serviços como hemograma, exame de sangue, urina, fezes, diabetes, hepatite, DST/HIV/Aids, toxicológico, tireóide T4 Livre/TSH, colesterol, teste de gravidez, pré-natal, parto e pós-parto, além de procedimentos como hemoterapia, radiografia, radiografia com contraste, angiografia, mamografia, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética, ultrassonografia e medicina nuclear.
“Este é um dia especial para todos nós, que trabalhamos na Saúde, quando podemos entregar à comunidade esta obra, que vem a somar a muitas e muitas ações realizadas ao longo da gestão do prefeito Edivaldo em toda a cidade, o que nos deixa a todos muito contentes e realizados pelo compromisso assumido em desenvolver uma política de saúde voltada para o desenvolvimento e ampliação da rede e a humanização do atendimento”, declarou secretária da Semus, Natália Mandarino.
A diretora do Centro, Ananda Garcez, destacou a importância do espaço. “Todo o processo de reforma, com a instalação de equipamentos novos em todos os setores, especialmente na área de atendimento clínico, enfermaria e parto propriamente dito foi um trabalho que levou em conta a preocupação de oferecer um atendimento de qualidade, no qual a mulher se torna protagonista do seu processo de parto, podendo escolher o melhor método e, para isso, recebendo o apoio de uma boa equipe de médicos, enfermeiros e técnicos. Por tudo isso, o Centro de Parto Humanizado Nazira Assub tem tudo para se tornar uma unidade de referência na rede municipal de saúde”, ressaltou.
ASSISTÊNCIA
O Centro de Parto Humanizado Nazira Assub também vai receber parturientes da zona rural que são encaminhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Estiva, uma parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). Como resultado, as mamães receberão um kit contendo banheira plástica, mantas, toalhas, roupinhas de bebê, artigos de higiene e também uma mochila ou sacola para transporte.
Na ocasião, o kit foi entregue para duas futuras mamães que terão a oportunidade de dar à luz na unidade, as jovens Míriam Sousa Viana e Dalciana Viana, que são assistidas pelo Cras da Estiva, juntamente com mais dez jovens em fase de gravidez.
“Esta é uma ação que ocorre o ano todo nas unidades da Semcas em toda a cidade, especialmente nos bairros mais carentes. Nos últimos meses já entregamos cerca de 380 kits de enxovais e é com muita alegria que fazemos isso, como forma de presente, um auxílio para a mamãe e o bebê em seus primeiros dias de vida”, explicou a secretária da Semcas, Andréia Lauande.
HOMENAGEM
O prefeito Edivaldo, durante a solenidade de entrega da unidade, foi homenageado por lideranças comunitárias da zona rural, que lhe deram um certificado emoldurado de agradecimento pelos serviços prestados à região.
“O prefeito Edivaldo foi o primeiro gestor, em muitos e muitos anos, eu teve um olhar ampliado para a zona rural. Outros prefeitos fizeram uma obra aqui, outra acolá, mas Edivaldo tem feito muitas obras nos bairros, incentivado os produtores familiares e, agora, entregando esta maternidade, a mais moderna já feita aqui para a nossa região”, frisou o líder comunitário Kleber Castro.
REFORMA
O Centro de Parto Humanizado Nazira Assub foi totalmente reformado, do telhado ao piso. Foi também refeita a pintura interna e externa, assim como todas as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.
Os banheiros são amplos e oferecem boas condições de acessibilidade. Há também cozinha, refeitório para os servidores, farmácia, almoxarifado e sala de manutenção em geral.
No pavimento superior, foram reformados todos os cômodos, incluindo a sala da diretoria, o dormitório masculino e o feminino, os banheiros e o hall de acesso.
Foi renovada toda a tubulação de gás (oxigênio e ar comprimido) que atende aos dois consultórios, enfermarias e salas de parto. Todos estes cômodos estão equipados com mobiliários novos (cama hospitalar, berços, cômodas e poltronas, entre outros), climatizados e com decoração harmonizada com o serviço, isto é, com motivos maternos e infantis.