Maranhão confirma primeiro caso da variante Ômicron

 “A gente já acreditava que o espalhamento muito rápido da doença no Maranhão era de fato a Ômicron, mas a gente não tinha confirmação genética disso", disse


Por Adriano Gustavo/ DifusoraOn





O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, afirmou na manhã desta quinta-feira (03), que o Maranhão identificou o primeiro caso da variante ômicron.

“A gente já acreditava que o espalhamento muito rápido da doença no Maranhão era de fato a Ômicron, mas a gente não tinha confirmação genética disso. Dessa vez a gente tem, de fato, a gente tem Ômicron no Maranhão, e a tendência é que ela se torne rapidamente propagada”, afirmou o secretário.


O Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, não deu mais detalhes sobre o caso confirmado.


Quais são os sintomas da variante ômicron

Os sintomas mais comuns entre os infectados são febre, coriza, dor de garganta e dor no corpo, nada semelhantes à perda de paladar, de olfato e tosse seca comuns às outras variantes.


Cerca de dois meses após ser identificada pela primeira vez no Brasil, a variante ômicron já é a prevalente nos casos de covid-19 no país, de acordo com informações divulgadas na coletiva de imprensa do Ministério da Saúde em 11 de janeiro.


O fato dos sintomas serem semelhantes aos de uma gripe comum pode confundir e fazer com que as pessoas desistam de averiguar se é Covid-19 ou não. A OMS indica que no surgimento de alguns destes sintomas, o ideal é fazer um teste do tipo RT-PCR ou de antígeno para comprovar o diagnóstico.