Focos de incêndios colocam em risco seis terras indígenas no Maranhão

 

Focos de incêndios colocam em risco seis terras indígenas no Maranhão

Seis terras indígenas no Maranhão estão sofrendo com focos de incêndios ativos, entre elas, a Terra Indígena Canabrava e Araribóia, onde vivem cerca de 20 mil pessoas.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), as outras terras indígenas são: Krenjê, Kanela, Porquinhos e Bacurizinho, todas na região central do estado, área que mais tem registrado perigo por causa da baixa umidade do ar.

A Terra Indígena Canabrava está sofrendo com as queimadas há mais tempo e as chamas estão próximas às aldeias. Bombeiros e brigadistas voluntários têm tentando combater o fogo, explica Gilderlan Rodrigues, da coordenação regional do CIMI.

A Terra Indígena Canabrava fica entre os municípios de Jenipapo dos Vieiras e Barra do Corda, nas margens da rodovia BR-226. A suspeita é que os focos de incêndio tenham começado pela estrada, segundo Gilderlan.

O Maranhão é o terceiro estado do país que mais registrou focos de incêndios nas últimas 48 horas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, foram mais de 500 em dois dias.

Em nota enviada ao Difusora News, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) informou que realizou a doação de equipamentos de combate a incêndios e veículos equipados com kits veiculares para atuação em territórios indígenas.

Além disso, segundo a Sema, os municípios de Grajaú e Barra do Corda foram contemplados no Programa Maranhão Sem Queimadas e receberam equipamentos para combate a incêndios e treinamento.

Por sua vez, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) disse, também em nota, que enviou efetivo ao município de Grajaú, no dia 26 de setembro, atendendo solicitação da Associação Comunitária Indígena Miritiua – Jenipapo dos Vieira.

O órgão relatou ainda que aguarda autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para acesso dos militares às terras indígenas.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp