Escolas recebem ação de Educação Empreendedora do Sebrae em São Luís

Estudantes apresentam projetos criativos e soluções práticas desenvolvidas com metodologias empreendedoras, conectando aprendizado escolar e impacto comunitário.







Estudantes de escolas municipais e estaduais de São Luís participaram das Feiras Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e ALI Educação, durante toda semana (de 02 a 06). Foram iniciativas que conectaram o aprendizado em sala de aula com projetos voltados à realidade da comunidade escolar. Os eventos reuniram alunos, professores e a comunidade para apresentar ideias criativas e soluções práticas desenvolvidas ao longo do ano.

Educação Empreendedora em Foco

As Feiras JEPP são fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Luís (SEMED) por meio do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae. A iniciativa capacitou professores da rede municipal na metodologia JEPP, que foi aplicada em sala de aula com estudantes do 6º ao 9º ano. A proposta incentiva os alunos a desenvolverem soluções criativas para problemas reais do ambiente escolar, como a falta de bibliotecas, banheiros inadequados e questões de acessibilidade.

Já o programa ALI Educação, que atua nas escolas estaduais, complementa esse trabalho por meio da modelagem de negócios no formato Canva. As iniciativas ajudam os alunos a transformar ideias em projetos viáveis, promovendo impacto tanto nas escolas quanto na comunidade.

Resultados Inspiradores

A professora Gyulianna Pinheiro, responsável pela disciplina Projetos Empreendedores na Escola Educa Mais Professora Maria Pinho, no Cohatrac, destacou os benefícios do programa para os estudantes. “Essa vivência promove um aprendizado significativo, ajudando-os em suas escolhas pessoais e profissionais, e os prepara para enfrentar os desafios de sua realidade, ao mesmo tempo em que os impulsiona a se tornarem protagonistas de suas próprias trajetórias”, afirmou.


A Feira da Escola Educa Mais Professora Maria Pinho, no bairro Cohatrac, foi um exemplo do impacto positivo dessas iniciativas. Os projetos apresentados surpreenderam pela criatividade e potencial de mercado.

Andressa Hellen, estudante da escola, explicou o projeto de sua equipe, que desenvolveu um estúdio fotográfico dinâmico e inovador. “Nosso trabalho foi baseado no modelo de negócios Canva, que ajuda a gerenciar o planejamento de forma mais eficaz e produtiva. Nossa proposta de valor é criar algo casual, dinâmico, elegante e, ao mesmo tempo, acessível, profissional e diversificado. Escolhemos o nome Mag5, inspirado em um pássaro elegante e fotogênico, como conceito para nosso projeto”, relatou.

Já Letícia Carvalho apresentou a empresa


 de bolos de pote criada por sua equipe. “Estamos aqui hoje para mostrar nossa empresa, criada com base no processo do modelo de negócios Canva. Nossa proposta é atender os clientes da escola e também conquistar os amantes de chocolate com nossos produtos. Estamos comprometidos em oferecer qualidade e sabor, e nossa meta é evoluir cada vez mais como empresa”, destacou.

Transformação - Rosanira Leite, Coordenadora da Educação Empreendedora do Sebrae em São Luís, também ressaltou a relevância do evento. “Estamos aqui acompanhando as experiências dos alunos, que utilizaram ferramentas como o modelo de negócio Canva para desenvolver seus projetos. Hoje, tivemos a oportunidade de conhecer essas ideias inovadoras, que abrangem áreas como gastronomia, produção e até serviços de beleza, incluindo cortes de cabelo. Estamos vendo resultados bastante impactantes, tanto na sociedade quanto na própria escola. Alguns alunos apresentaram propostas de melhorias para a comunidade escolar, mostrando um engajamento inspirador”, afirmou.

Das Feiras - 

As Feiras JEPP e ALI Educação destacam a eficácia transformadora da educação empreendedora, conectando os jovens a um aprendizado prático e alinhado com a realidade do mercado. Essas iniciativas aconteceram em diversas escolas, entre elas, UEB Ribamar Bogéa; UEB Maria José Vaz, UEB Antônio Vieira; UEB Cidade Olímpica; UEB Jackson Lago; UEB Mata Roma; UEB Roseno de Jesus; UEB Tancredo Neves. Já a Feira dos Jovens Empreendedores pelo ALI Educação, ocorreu em vários Centros Educa Mais na Grande Ilha.