Bope do Piauí treina os policiais do Maranhão

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013



O Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Piauí, que existe desde 1991, promoveu na tarde de ontem, na praia de São Marcos, em São Luís, treinamento a 19 policiais militares do Maranhão e de outros estados. A capacitação (em sua fase técnica), que ocorre na capital maranhense desde o último domingo (1º) e terá duração de 30 dias, faz parte do conjunto de ações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) que elaborou o projeto de criação do Bope do estado. A ideia será analisada pela governadora Roseana Sarney nos próximos dias.

O treinamento do Bope

piauiense consiste em simulações de situações de resgate aquático, além do repasse de técnicas de patrulha, entre outras informações. "Os policiais militares que participam desta capacitação, caso reúnam todas as condições necessárias, poderão em breve ingressar na Companhia de Operações Especiais [COE], ligada à Polícia Militar do estado, com função semelhante à desempenhada pelo Bope piauiense", disse o comandante do Bope do Piauí, major James Sean.

Capacitação - Ainda segundo ele, além da capacitação técnica, o curso do Bope também possui outras fases. "Inicialmente, no Maranhão, haverá apenas esta preparação de um mês. Em geral, durante os treinamentos, do grupamento, o índice de aprovação é de 30%. Trata-se de um curso, com duração total de 70 dias, com missões árduas e que

exigem técnica e perseverança do participante", afirmou o major Sean.

Atualmente, o Bope do Piauí tem 60 homens. Além do Maranhão, o treinamento também acontecerá em Pernambuco, no início do próximo ano. "Lá [em Pernambuco], serão instruídos homens para atuar na caatinga, repassando técnicas de sobrevivência no sertão", informou o major Sean.

De acordo com o Comando da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), caso seja criado, o Bope no estado deverá ser composto por 120 policiais militares, no entanto, a expectativa da PM é de que o contingente chegue a 250 oficiais, que atuarão na Região Metropolitana, mas também em todo o Maranhão.

Thiago Bastos
Da equipe de O Estado