Prefeitura de São Luís realiza drenagem na Rua General Artur Carvalho

sábado, 25 de janeiro de 2014

Um problema de décadas para moradores do Turu, Chácara Brasil e outros bairros adjacentes está sendo solucionado pela Prefeitura de São Luís. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) realiza obras de drenagem utilizando tubulação com ferro fundido no cruzamento entre as avenidas General Artur Carvalho e Mato Grosso, acabando com dois buracos que causam grandes transtornos a moradores da região. O trabalho segue orientação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, de melhorar as condições de mobilidade urbana para a população. A obra beneficia cerca de 50 mil pessoas que passam em veículos particulares e transporte público pelas vias todos os dias.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, explicou que a obra é fundamental para que fazer a recuperação do pavimento da Rua General Artur Carvalho. Uma vez que o fluxo de água servida no cruzamento, deteriora a pavimentação constantemente. “Estamos fazendo a correção da drenagem com tubulação de 500 milímetros com ferro reforçado. Nesta região passam muitos caminhões carregados de concreto, que compromete muito o pavimento. Então, estamos corrigindo a drenagem para depois fazer a recuperação do pavimento”, disse.

A obra no cruzamento deve durar cerca de uma semana. Após a drenagem, será feita a recuperação do pavimento que dura mais uma semana. A passagem de água tem vazão com capacidade maior do que a necessária para levar a água servida. Os técnicos da Semosp explicaram que o problema que faz o buraco é a água de esgoto passando por cima do asfalto quente. Porém, a água da chuva, mesmo forte, não deteriora o asfalto.

O motorista Genivaldo Sousa conhece bem o transtorno que os buracos causam à população há muitos anos. Ele aprovou a obra que melhorará o fluxo da região. “Estava precisando mesmo. Os carros para passar aqui era a maior luta. É de grande valia esse serviço. Agora, o trânsito vai melhorar muito”, afirmou.

Para o empresário Paulo César Santos, a obra chegou na hora certa. Paulo está montando uma padaria na esquina entre as ruas General Artur Carvalho e Mato Grosso. Ele lembrou que além do problema do trânsito, a água suja acumulada causava mau cheiro. “Para mim, foi muito bom, pois ainda tinha um odor forte pela água de esgoto que acumulava no buraco. Eu também tenho um lava-jato aqui perto e os clientes reclamavam porque acaba de lavar o carro e cai na água suja. Isso dá um gás pro nosso negócio. Eu estou gostando do trabalho do prefeito”, afirmou.

Muitos motoristas que passavam pelo desvio e observavam a obra acenavam positivamente pela importância da recuperação. A passagem molhada terá duas caixas e duas tubulações para levar a água servida da Rua Mato Grosso acabando com o desgaste na General Artur Carvalho.