Em depoimento inédito, Chico Anysio revela que sofria de depressão



Segunda, 31 de março de 2014




Considerado um dos maiores humoristas do Brasil, Chico Anysio guardou um segredo a vida inteira: ele sofria de depressão. 
“Eu tenho um psiquiatra há 24 anos. E se não fossem os remédios que a psiquiatria dá. Se não fosse isso, eu não teria conseguido fazer 20% do que eu fiz”, contou em um vídeo gravado dois anos antes de sua morte.
A ideia de registrar o depoimento foi do presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva. Ao saber da história, o médico pediu que o humorista tornasse pública sua história para ajudar a derrubar o preconceito contra a doença. 
“Eu entendi que era depressão e eu pude pagar os remédios. E eu pude pagar ao psiquiatra, então eu venci. Porque ela é vencível”, relata o cearense que faleceu em 2013.
Sobrinha do astro, Ana Alice contou ao 'Fantástico' que o tio nunca escondeu da família e dos amigos seu problema. “Meu tio não escondia isso de ninguém. Lidava com isso de forma muito natural.”
Um dos herdeiros do artista, Rico Anysio assumiu que herdou a doença do pai. “Eu já deprimi quando minha mãe morreu. Quando ele morreu eu fiquei também deprimido. Não tive que tomar remédio nenhum. Eu faço terapia e não tive que me medicar. Mas certamente eu fiquei deprimido”, afirmou.


Fonte: msn