BR-316 é interditada em Alto Alegre do Maranhão em protesto de enfermeiros

 A BR-316 foi interditada na manhã desta quarta-feira, 7, no município de Alto Alegre do Maranhão (Km 400), a 28 quilômetros de Peritoró, numa manifestação de enfermeiras e enfermeiros contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que suspendeu, no domingo, 4, o piso salarial nacional de enfermagem.


O movimento provoca um engarrafamento quilométrico na rodovia, que dá acesso a São Luís, Bacabal, Pedreiras, Lago da Pedra e várias outras cidades maranhenses.



Os manifestantes queimaram pneus, usaram madeira e galhos de árvores para fechar a BR-316, impedindo a passagem de veículos pequenos, caminhões e carretas que permanecem parados ao longo de vários quilômetros da rodovia.


Ao decidir pela suspensão, o ministro Barroso deu um prazo de 60 dias para entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro do piso salarial, os riscos para empregabilidade no setor e eventual redução na qualidade dos serviços.


Aprovada no Congresso Nacional e sancionada há pouco mais de um mês pelo presidente Jair Bolsonaro, a lei instituiu o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.


No caso dos primeiros, o piso previsto é de R$ 4.750. Para técnicos, o valor corresponde a 70% do piso, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50%.