Inmet emite emite dois alertas de chuvas intensas para o MA; veja lista

 ...

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para chuvas intensas no Maranhão. O aviso divulgado pelo instituto prevê pancadas de chuva em todo o estado nesta segunda-feira (19) e no decorrer da semana.

O alerta laranja, que indica alto grau de perigo, foi emitido para 209 municípios do Maranhão. Entre as localidades que são compreendidas pelo alerta, estão os quatro municípios da Grande Ilha de São Luís.

Nessas cidades, há chance de ventos intensos, entre 60 a 100 km/h, além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Segundo o Inmet, há também para parte do estado, um alerta amarelo com perigo potencial de chuvas para a região oeste do Maranhão (veja lista abaixo)

  1. Amapá do Maranhão
  2. Maracaçumé
  3. Luís Domingues
  4. Junco do Maranhão
  5. Godofredo Viana
  6. Carutapera
  7. Cândido Mendes
  8. Boa Vista do Gurupi

Devido a instabilidade do clima, há previsão de precipitação entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 40 a 60 km/h.

Fortes chuvas alagam capital

Um vídeo enviado por um seguidor do Difusora ON mostra o resultado da chuva que caiu nesta segunda-feira (19). Um trecho da MA-201, também conhecida como Estrada de Ribamar, entre os bairros Lima Verde e Saramanta, ficou completamente alagado.

Tocador de vídeo
00:00
00:20

Nas imagens, gravadas dentro de um ônibus do transporte público, é possível ver as condições da via e os transtornos causados por quem precisou passar por ali. Além da lentidão no trânsito, os motoristas precisaram lidar com o risco de prejuízo financeiro.

Cuidados

O Inmet alerta que em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, o órgão também recomenda:

Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;

Em caso de alto risco, buscar mais informações junto à Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).


Por Jessica Almeida
 DO DIFUSORA ON

Postar um comentário

0 Comentários