Ad Code

Responsive Advertisement

Ticker

6/recent/ticker-posts

Inscrições para o Enem 2025 encerram nesta sexta-feira (6)

Candidatura pode ser confirmada na Página do Participante, no site do Inep; provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.



Vence nesta sexta-feira (6) o prazo para as inscrições na edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para garantir a participação nas provas, os candidatos devem acessar a Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e cumprir as etapas da inscrição.


As pessoas que garantiram a isenção da taxa de inscrição terão a candidatura confirmada automaticamente após preencher as informações solicitadas. Quem não estiver nesse grupo deverá pagar o valor de R$ 85. O boleto gerado pode ser quitado até a próxima quarta-feira (11).


As provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil, com exceção dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Nestes locais, a aplicação do exame será nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), na capital paraense, no período.


Novidades

Este ano, o Enem traz como grande inovação o pré-preenchimento automático da inscrição para estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas. Esses candidatos não pagam taxa para fazer as provas, mas devem atualizar os dados solicitados e confirmar a inscrição.


Outra novidade é a possibilidade de utilizar o exame como meio para obter o certificado de conclusão do ensino médio. Esse recurso é válido para maiores de 18 anos que não terminaram essa etapa dos estudos. Para garantir o certificado, é necessário alcançar pelo menos 500 pontos na prova de redação e pontuação igual ou maior que 450 nas quatro áreas do conhecimento avaliadas.


Acessibilidade e inclusão

Também se encerra nesta sexta o prazo para solicitação de atendimento especializado e tratamento por nome social. As duas situações devem ser assinaladas no processo de inscrição no Enem.


Os interessados em atendimento especializado no exame devem enviar a documentação que comprova a condição que motiva esse tipo de atendimento. Segundo o Ministério da Educação (MEC), participantes que já tiveram essa documentação aprovada nas edições de 2021 a 2024 não precisam anexar novas declarações.


Já o nome social, exclusivo para candidatos transexuais, transgêneros ou travestis que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente conforme a identidade de gênero, deve ser o mesmo cadastrado na Receita Federal. Ele será apresentado em todos os documentos e materiais administrativos do Enem.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement